AM109-B – Introdução às Ciências Sociais

INÍCIO


INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
CURSO: Curso de Graduação em Ciências Sociais (44 – Noturno).
ANO LETIVO: 2021.
PERÍODO: 2º.
DISCIPLINA: AM109-B – Introdução às Ciências Sociais
DOCENTES: Artionka M.G. Capiberibe (DA), Joice M. Vieira (DD) e Pedro P. Ferreira (DS).
AULAS: Segunda-feira das 19h às 21h – Google Meet.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 30h.
CRÉDITOS: 2.

EMENTA
O que são as Ciências Sociais? O que os cientistas sociais estudam? Como? Qual o sentido do trabalho acadêmico nessa área? A disciplina pretende apresentar uma visão geral sobre a produção atual realizada nas Ciências Sociais da Unicamp, facilitando um espaço formal de diálogo entre estudantes das próprias ciências humanas – ou de quaisquer das outras áreas do conhecimento – e antropólogos, cientistas políticos, demógrafos e sociólogos. O objetivo central da disciplina é, portanto, oferecer uma visão ampla e diversa sobre as pesquisas realizadas nas Ciências Sociais, mediante apresentação de temas, perspectivas analíticas e contribuições de antropólogos, cientistas políticos, demógrafos e sociólogos dos quadros da Unicamp.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO
A disciplina propõe aproximar ingressantes (especialmente indígenas) da prática de pesquisa e escrita em Ciências Sociais. Como detalhado no cronograma abaixo, cada aula consistirá em uma conversa com um/a docente do Curso, sobre algum texto de sua autoria. Participarão docentes dos Departamentos de Antropologia (DA), Ciência Política (DP), Sociologia (DS) e Demografia (DD). Cada docente convidade apresentará para a turma aspectos de sua trajetória de pesquisa, e da produção do texto selecionado de sua autoria. Espera-se des estudantes que leiam os textos indicados com antecedência, de forma a poderem comparecer às aulas com a leitura indicada já realizada. Será estimulado o debate entre estudantes e docentes convidades, sobre aspectos da construção do texto acadêmico e da prática de escrita em Ciências Sociais.

AVALIAÇÃO
A avaliação final consistirá na elaboração de um ensaio temático de livre escolha do estudante, com 1,5 a 2 mil palavras, a partir de dois ou mais dos textos debatidos durante a disciplina.

CRONOGRAMA
09/08 – Prof. José Marcos Pinto da Cunha (DD)
Leitura: CUNHA, José M.P.; FARIAS, Luiz A.C.; JAKOB, Augusto E. 2020. Uma periferia, dois centros: o município de Praia Grande no contexto da formação da macrometrópole paulista no começo do século XXI. Revista Brasileira De Estudos De População 37:1–28. Link: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0112.

16/08 – Profa. Bárbara Geraldo de Castro (DS)
Leitura: CASTRO, Bárbara G. 2020. Do amor e outras mortes: relendo Romeu e Julieta em tempos de pandemia. BVPS. Link: https://blogbvps.wordpress.com/2020/06/23/do-amor-e-outras-mortes-relendo-romeu-e-julieta-em-tempos-de-pandemia-por-barbara-castro/#_ftni.

23/08 – Prof. André Kaysel (DP)
Leitura: KAYSEL, André. 2020. Dentro ou Fora? O (não) lugar do Brasil no imaginário da unidade latino-americana (1890-1930). Wirapuru, 1(1):37–53. https://doi.org/10.5281/zenodo.4242913

30/08 – Profa. Ana Scott (DD)
Leitura: VOLPI SCOTT, Ana S.; & SCOTT, Dario. 2021. Entre constrangimentos e vontades: casamentos entre escravizados em Porto Alegre (1772-1850)Revista Brasileira De Estudos De População 38:1–26. https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0155.

13/09 – Prof. Michel Nicolau (DS)
Leitura: NICOLAU NETTO, Michel. 2021. A memória nacional globalizada: as condições sociais de produção simbólica da nação. DADOS 64(3):1-32. https://doi.org/10.1590/dados.2021.64.3.241.

20/09 – Prof. Marcelo Ridenti (DS)
Leitura: RIDENTI, Marcelo. 2011. Jorge Amado e seus camaradas no círculo comunista internacional. Sociologia & Antropologia 01.02:165-94. https://revistappgsa.ifcs.ufrj.br/wp-content/uploads/2015/03/v1n02_08.pdf.

27/09 – Prof. Christiano K. Tambascia (DA)
Leitura: TAMBASCIA, Christiano K. 2020. “Não sei como hei de viver”: os bastidores da etnografia de Curt Nimuendajú. Bérose. Link: https://www.berose.fr/article2033.html.

04/10 – Profa. Andréia Galvão (DP)
Leitura: MARCELINO, Paula; GALVÃO, Andréia. 2020. O sindicalismo brasileiro frente à ofensiva neoliberal restauradoraTempo Social 32(1):157-82. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2020.167468

18/10 – Prof. José Maurício Arruti (DA)
Leitura: ARRUTI, José M.; CRUZ, Cassius; PEREIRA, Alexander; SARTORI, Juliana; SOUSA, Caio J.; BARBOSA DE GUSMÃO, Hugo N.; BERTOLOZZI, Thayla B. 2021. O impacto da Covid-19 sobre as comunidades quilombolas. Informativo Desigualdades Raciais e Covid-19 – AFRO-CEBRAP 6:1-58. LINK: https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2021/01/Informativo-6-O-impacto-da-Covid-19-sobre-as-comunidades-quilombolas.pdf.

08/11 – Prof. Omar Ribeiro Thomaz (DA)
Leitura: THOMAZ, Omar R. 2021. A pandemia e a linguagem do mundo bolsonarista. In: Livio Sansone; Jamile Borges da Silva; Felipe B.M. Fernandes; Fábio B. Figueiredo; Pedro P. Fonseca dos Santos
(Orgs.). Pandemias e utopias: agendas políticas e possibilidades emergentes. Salvador: Cogito, pp.46-71.

22/11 – Profa. Isadora Lins França (DA)
Leitura: FRANÇA, Isadora L.; FONTGALAND, Arthur. 2020. Gênero, sexualidades e deslocamentos: notas etnográficas sobre imigrantes e “refugiados LGBTI” no Norte do Brasil. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. 28(59):49-68. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005904

29/11 – Prof. Sávio Machado Cavalcante (DS)
Leitura: CAVALCANTE, Sávio M. 2021. A condução neofascista da pandemia de Covid-19 no Brasil: da purificação da vida à normalização da morte. Calidoscópio 19(1):4-17.