HZ158-A/B – Sociologia de Durkheim (1S2023)

INÍCIO


INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
DEPARTAMENTO: Sociologia.
CURSO: Curso de Graduação em Ciências Sociais (16 e 44; obrigatória).
ANO LETIVO: 2023.
PERÍODO: 1º.
DISCIPLINA: HZ158-A/B – Sociologia de Durkheim
DOCENTE: Pedro P. Ferreira.
MONITORIA: PEDs – Jefferson Arantes de Souza (Turma A); Ana Clara Naletto Xavier (Turma B); Mariana Martinelli de Barros Lima (Turma B). PADs – Arthur Prando do Prado (bolsista); Amanda Safira De Mattos; Bianca Arena de Carvalho; Bruna Melo; Danielly Karoline Sá Alencar Nascimento; Giordanno Oliveira Padovan; Guilherme Anhê Lopes Teixeira; Lucas Nadalin Massarotto.
AULAS: Turma A: sexta-feira das 8h às 12h, sala PB14. Turma B: quarta-feira das 19h às 23h, sala CB07.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 75h.
CRÉDITOS: 5.

PROGRAMA
O principal objetivo da disciplina é propiciar aes ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unicamp um primeiro contato, não apenas com as obras e os conceitos deste fundador da Sociologia, Émile Durkheim, mas também com a teoria-prática sociológica contemporânea. Serão debatidos o contexto sociopolítico e cultural da época em que Durkheim desenvolveu suas pesquisas, assim como desdobramentos contemporâneos de suas ideias. A disciplina pretende, assim, contribuir com a iniciação des estudantes na teoria-prática sociológica contemporânea, sendo voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com a obra de Durkheim, ou com as ciências sociais.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO
As primeiras aulas serão dedicadas a uma apresentação geral da disciplina e do Curso de Graduação em Ciências Sociais como um todo. Em seguida, serão realizadas apresentações aprofundadas sobre cada uma das 4 principais obras de Durkheim (i.e.: Da divisão do trabalho social; As regras do método sociológico; O suicídio; e As formas elementares da vida religiosa), assim como de suas publicações sobre educação (i.e.:Educação e sociologia). Tais apresentações serão intercaladas com atividades em sala de aula envolvendo a leitura e interpretação de textos. São previstas também atividades e aulas conduzidas peles estagiáries e auxiliares docentes.

CRONOGRAMA

    AULA 01 (A-17/03; B-15/03)EXPOSIÇÃO: Apresentação geral do docente e sobre a Unicamp, o IFCH, o Curso de Graduação em Ciências Sociais e a disciplina HZ158. ATIVIDADE: Formação dos grupos (de 5 a 8 pessoas) para as apresentações (ver item AVALIAÇÃO).
    .
    AULA 02 (A-24/03; B-22/03)EXPOSIÇÃO: O contexto histórico de Durkheim e de sua sociologia. ATIVIDADE: O debate entre Tarde e Durkheim.
    .
    AULA 03 (A-31/03; B-29/03)EXPOSIÇÃO: Livro: DURKHEIM, Émile. 1995. As regras do método sociológico. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes [1894]. O QUE LER: Págs. XI-XXXIV (dois prefácios e introdução); Págs. 1-47 (capítulos I e II); Págs. 145-51 (Conclusão). ATIVIDADE: Exemplos concretos/reais de fatos sociais.
    .
    AULA 04 (A-14/04; B-12/04)EXPOSIÇÃO: Livro: DURKHEIM, Émile. 2012. Da divisão do trabalho social. (Trad. Eduardo Brandão) São Paulo: Martins Fontes [1893]. O QUE LER: Págs. V-L (“Prefácio à segunda edição” e “Prefácio à primeira edição”); Págs. 1-9 (“Introdução”). Livro: RODRIGUES, José A. (Org.). 2000. Émile Durkheim: Sociologia. (Trad. Laura N. Rodrigues) São Paulo: Ática. O QUE LER: Págs. 63-102 (“Método para determinar a função da divisão do trabalho”; “Solidariedade mecânica”; “Solidariedade orgânica”; “Preponderância progressiva da solidariedade orgânica”; “Divisão do trabalho anômica”). ATIVIDADE: Exemplos concretos/reais de solidariedade mecânica e orgânica.
    .
    AULA 05 (A-28/04; B-26/04)EXPOSIÇÃO: Livro: DURKHEIM, Émile. 2004. O suicídio: estudo de sociologia. (Trad. Monica Stahel) São Paulo: Martins Fontes [1897]. O QUE LER: Págs. 1-26 (“Prefácio” e “Introdução”); Págs. 381-513 (“Livro III: do suicídio como fenômeno social em geral”). Livro: RODRIGUES, José A. (Org.). 2000. Émile Durkheim: Sociologia. (Trad. Laura N. Rodrigues) São Paulo: Ática. O QUE LER: Págs. 108-22 (“10. Suicídio egoísta”; “11. Suicídio altruísta”; “12. Suicídio anômico”). ATIVIDADE: Exemplos concretos/reais de fatos sociais estatísticos.
    .
    AULA 06 (A-05/05; B-03/05)EXPOSIÇÃO: Livro: DURKHEIM, Émile. 1996. As formas elementares da vida religiosa. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes [1912]. O QUE LER: Págs. V-XXVII (“Introdução: objeto da pesquisa”); Págs. 3-32 (Capítulo I: “Definição do fenômeno religioso e da religião”); e Págs. 457-98 (“Conclusão”). ATIVIDADE: Exemplos concretos/reais de rituais-crenças sociogenéticas.
    .
    AULA 07 (A-12/05; B-10/05)EXPOSIÇÃO: Aula do PED Jefferson Arantes de Souza. Leituras sugeridas: ARANTES DE SOUZA, Jefferson. 2022. Subjetivação de pastores da periferia: onde a margem e o centro neopentecostal se encontram. Projeto de Mestrado em Sociologia; STEINER, Phillip. 2016. A “revelação” no ano de 1895 e o lugar da religião na análise sociológica. In: A Sociologia de Durkheim. (Trad.: José B. Queiroz) Petrópolis: Vozes; e COSTA, Waldney de Souza R. 2017. Religião na perspectiva sociológica clássica: considerações sobre Durkheim, Marx e Weber. Sacrilegens 14(2):3-24. Vídeo: Como o crescimento dos evangélicos está transformando a sociedade brasileira FICHAMENTO 1: Data limite para entrega do primeiro fichamento.
    .
    AULA 08 (A-19/05; B-17/05)EXPOSIÇÃO: O tema da educação na sociologia de Durkheim. ATIVIDADE: Palavras e temas ligados à educação (cada grupo escolhe 3 palavras dentre as inseridas pelo aplicativo Menti.com).
    .
    AULA 09 (A-26/05; B-24/05)EXPOSIÇÃO: Aula da PED Mariana Martinelli de Barros Lima. Leitura sugerida: BOURDIEU, Pierre. 2015. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Escritos de Educação. (orgs. Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, pp.39-64. Leitura complementar: BOURDIEU, Pierre. 2015. Os três estados do capital cultural; Os excluídos do interior. In: Escritos de Educação. (orgs. Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani). Petrópolis, RJ: Vozes, pp.71-9; 217-27. ATIVIDADE: Exemplos de processos de socialização e reprodução e/ou mudança social, a partir do filme Que horas ela volta? (Anna Muylaert 2015; Brasil: Pandora Filmes, 114 min).
    .
    AULA 10 (A-02/06; B-31/05)EXPOSIÇÃO: Desdobramentos e leituras atuais da sociologia de Durkheim (Simondon, Deleuze e Foucault; Interacionismo simbólico e etnometodologia; Raquel Weiss). ATIVIDADE: IA, redes sociais (Lanier) e sociologia de Durkheim no Brasil em 2023. FICHAMENTO 2: Data limite para entrega do segundo fichamento.
    .
    AULA 11 (A-16/06; B-14/06)EXPOSIÇÃO: Aula da PED Ana Clara Naletto Xavier. Leitura sugerida: NAPOLITANO, Marcos. 2002. História & Música – História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica. Leitura complementar: SILVA DE OLIVEIRA, Danilo R. 2014. Introdução; Indivíduo e sociedade na obra dos Racionais MC’s. In: “Homem na estrada”: as narrativas dos Racionais MC’s. Dissertação de Mestrado em Literatura. Programa de Pós-Graduação em Literatura. Departamento de Teoria Literária e Literaturas. Universidade de Brasília, pp.8-16; 76-87. ATIVIDADE: Racionais MCs.
    .
    AULA 12 (A-23/06; B-21/06)EXPOSIÇÃO: A sociologia de Durkheim e os estudos sociais da ciência e da tecnologia. ATIVIDADE: A agência social dos elementos químicos.
    .
    AULA 13 (A-30/06; B-28/06)ATIVIDADE: Apresentações finais dos grupos.

AVALIAÇÃO
A nota de cada estudante será composta por 4 itens:
1 – Presença em sala de aula: Estudantes precisam ter, no mínimo, 75% de frequência no semestre para poderem ser aprovades. Assim, estudantes que excederem 4 faltas serão reprovades. A presença em sala de aula será registrada por meio de lista de presença assinada individualmente por cada estudante em cada aula. Estudantes que não assinarem a lista de presença receberão falta, mesmo que afirmem ter estado presentes.
2 – Fichamentos: Cada estudante precisará entregar 2 fichamentos das páginas indicadas de dois dos seguintes quatro livros de Durkheim (um livro diferente para cada um dos 2 fichamentos): As regras do método sociológico; Da divisão do trabalho social; O suicídio; ou As formas elementares da vida religiosa. Os 2 fichamentos deverão ser entregues, via classroom, nas seguintes duas datas: dias 12/05 (primeiro fichamento) e 02/06 (segundo fichamento) para estudantes da turma A; dias 10/05 (primeiro fichamento) e 31/05 (segundo fichamento) para estudantes da turma B. As orientações para a realização dos fichamentos estão no seguinte link: https://www.pedroferreira.net.br/docencia/hz158-a-b-sociologia-de-durkheim-1s2023/orientacoes-para-fichamentos-hz158/.Esses fichamentos precisarão ser considerados “suficientes” para serem aceitos. Fichamentos considerados “insuficientes” precisarão ser refeitos para serem aceitos. Estudantes que entregarem apenas 1 fichamento considerado “suficiente” terão desconto de 1 ponto na média final. Estudantes que não entregarem nenhum fichamento considerado “suficiente” terão desconto de 2 pontos na média final.
3 – Participações nas apresentações em grupo em sala de aula ao longo do semestre: Será realizada uma atividade em grupo por aula. Todes integrantes dos grupos que realizarem apresentações nessas atividades receberão 1 ponto na média final, mesmo que não se pronunciem na apresentação, desde que estejam presentes na sala. Estudantes que faltarem nas aulas em que seus grupos apresentarem não receberão os pontos pelas apresentações de seus grupos.
4 – Apresentação final em grupo: Na última aula do semestre, prevista para acontecer no dia 30/06 para a turma A, e no dia 28/06 para a turma B, cada grupo deverá realizar uma apresentação, com duração de 10 a 15 minutos, de 1 texto de alguma das seguintes três coletâneas de artigos: Massella et al. 2009; Oliveira et al. 2011; e Magnelli et al. 2018 (ver BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR). Essa apresentação final receberá nota de zero a cinco (0 a 5). Todes integrantes dos grupos que realizarem a apresentação final receberão a mesma nota, mesmo que não se pronunciem na apresentação, desde que estejam presentes na sala. Estudantes que faltarem na aula reservada para as apresentações finais não receberão os pontos pela apresentação de seu grupo.
OBSERVAÇÃO: Estudantes podem solicitar abono de falta, ou revisão de qualquer nota (fichamentos ou apresentações em grupo), via entrega de atestado, ou de trabalho adicional a ser combinado individualmente com o docente. Cabe a cada estudante a iniciativa de procurar o docente responsável para esse procedimento. Confira aqui a lista oficial dos integrantes dos grupos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DURKHEIM, Émile.

(Livros principais)

    2012 [1893]. Da divisão do trabalho social. (Trad. Eduardo Brandão) São Paulo: Martins Fontes.
    1995 [1894]. As regras do método sociológico. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes. [MATERIAL COMPLEMENTAR]
    2004 [1897]. O suicídio. (Trad. Monica Sthael) São Paulo: Martins Fontes.
    1996 [1912]. As formas elementares da vida religiosa. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes.

(Outros textos)

    1975. A ciência social e a acção. (Trad.: Inês D. Ferreira) São Paulo: DIFEL.
    2004 [1914]. Pragmatismo e Sociologia. (Trad. Aldo Litaiff) Florianópolis/Tubarão: Editora da UFSC/Editora da Unisul.
    2007 [1910]. O ensino da moral na escola primária. (Trad. Raquel Weiss) Novos Estudos CEBRAP 78:59-75.
    2008 [1892]. Montesquieu e Rousseau: pioneiros da sociologia. (Trad.: Julia Vidili) São Paulo: Madras.
    2011. Educação e sociologia. (Trad. Stephania Matousek) Petrópolis: Vozes. [palestras proferidas em 1902 e em 1911; publicadas postumamente como livro em 1922]
    2017 [1898]. O individualismo e os intelectuais. In: Marcia Consolim; Márcio de Oliveira; Raquel Weiss (eds.). Émile Durkheim – O individualismo e os intelectuais (Edição bilíngue e crítica). São Paulo: EdUSP, pp.37-65.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARON, Raymond.

    2008 [1967]. Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu; Auguste Comte; Émile Durkheim. In: As etapas do pensamento sociológico. (Trad. Sérgio Bath) São Paulo: Martins Fontes, pp.3-81; 83-183; 457-588.

BENOIT, Lelita O.

    2006. Augusto Comte: fundador da física social. São Paulo: Moderna.

BORLANDI, Massimo.

    1995. Les faits sociaux comme produits de l’association entre les individus. In: Massimo Borlandi; Laurent Mucchielli (dirs.). La sociologie et sa méthode: Les Règles de Durkheim un siècle après. Paris: L’Harmattan, pp.139-64.

BOUDON, Raymond (org.).

    2011. Durkheim fut-il durkheimien? Paris: Armand Collin.

COLLINS, Randall.

    2009 [1994]. A tradição durkheimiana. In: Quatro tradições sociológicas. (Trad. Raquel Weiss) Petrópolis: Vozes, pp.157-204.

COMTE, Auguste.

    1978. Os pensadores. (Trads.: José A. Gianotti; Miguel Lemos) São Paulo: Abril Cultural.

CONSOLIM, Marcia.

    2010. Émile Durkheim e Gabriel Tarde: aspectos teóricos de um debate histórico (1893-1904). História: Questões & Debates 53:39-65.

CONSOLIM, Marcia; OLIVEIRA, Márcio de; WEISS, Raquel (eds.).

    2017. Émile Durkheim – O individualismo e os intelectuais (Edição bilíngue e crítica). São Paulo: EdUSP.

CRARY, Jonathan.

    1999. Durkheim as Seurat’s contemporary. In: Suspensions of perception: attention, spectacle, and modern culture. Cambridge: The MIT Press, pp.176-86.

DELEUZE, Gilles.

    2006 [1955]. Instintos e instituições. In: A ilha deserta e outros textos. (trad. Hélio R. Cardoso Júnior) São Paulo: Iluminuras, pp.29-32.

DeNORA, Tia.

    2014. Durkheim on culture as the realm of the real. In: Making sense of reality: culture and perception in everyday life. Los Angeles: Sage, pp.37-41.

DOUGLAS, Mary.

    2007 [1986]. As instituições operam a classificação. In: Como as instituições pensam. (Trad. Carlos E. Marcondes de Moura) São Paulo: EdUSP, pp.97-114.

DURKHEIM, Émile; MAUSS, Marcel.

    2001 [1902]. Algumas formas primitivas de classificação. In: Marcel Mauss. Ensaios de sociologia. (Trad.: Luiz J. Gaio; J. Guinsburg) São Paulo: Perspectiva, pp.399-455.

FERREIRA, Pedro P.

    2021. Durkheim na Scientific American. Rascunho.

FERREIRA de VARES, Sidnei.

    2011. Sociologismo e individualismo em Émile Durkheim. Caderno CRH 24(62):435-46.
    2017. O problema do suicidio em Émile Durkheim, Revista do Instituto de Ciências Humanas 13(18):13-36.
    2019. Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 11(21):139-57.
    2020. Émile Durkheim e o Estado. Mediações 25(1):94-111.

FILLOUX, Jean-Claude.

    2010. Émile Durkheim (1858-1917). In: Celso Carvalho; Miguel H. Russo (orgs). Émile Durkheim. (Trad.: Maria L.S. Boudet) Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, pp.11-37.

FREIRE, Alyson T.F.

    2019. Émile Durkheim e a critica do capitalismo em Da divisão do trabalho social. Mediações 24(2):154-78.

GANE, Mike.

    2002. The radical sociology of Durkheim and Mauss. London: Routledge.
    2006. Auguste Comte. London: Routledge.

GIDDENS, Anthony.

    1981 [1978]. As idéias de Durkheim. São Paulo: Cultrix.
    1998. A sociologia política de Durkheim; Durkheim e a questão do individualismo. In: Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. (Trad.: Cibele S. Rizek) São Paulo: Fundação Editora da UNESP, pp.103-46; 147-68.

GOMES NETO, Jayme.

    2020. Por uma reconstrução da tradição durkheimiana. Revista Brasileira de Ciências Sociais 35(104):e3510413.

HARRIFORD, Diane; THOMPSON, Becky.

    2008. Émile Durkheim and embodiment in the age of the Internet. In: When the center is on fire: passionate social theory for our times. Austin: University of Texas Press, pp.155-77.

HERTZOG, Lucas; WEISS, Raquel A.

    2015. A finalidade moral do fazer sociológico: sobre os sentidos do conceito de normal em Émile Durkheim. Mediações 20(2):312-39.

KARSENTI, Bruno.

    2005. La société en personnes: études durkheimiennes. Paris: Éditions Economica.

KENNEDY, Claudette.

    2010. Personal recollections of Durkheim, Mauss, the family and others. Durkheimian Studies 16:36-56.

LATOUR, Bruno.

    2014. Formes élémentaires de la sociologie; formes avancées de la théologie. Archives de Sciences Sociales des Religions 167:255-75.

LÉVI-STRAUSS, Claude.

    1993 [1973]. O que a etnologia deve a Durkheim. In: Antropologia estrutural dois. (Trad. Sonia Wolosker) Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, pp.52-6.

MASSELLA, Alexandre B.; PINHEIRO FILHO, Fernando A.; AUGUSTO, Maria H.O.; WEISS, Raquel. (orgs).

    2009. Durkheim 150 anos. Belo Horizonte: Argvmentvm.

MAGNELLI, André; GOMES NETO, Jayme; WEISS, Raquel. (orgs).

    2018. Durkheim, apesar do século: novas interpretações entre sociologia e filosofia. São Paulo: Annablume.

MARTIL, Graciela.

    2014. Émile Durkheim (1858-1919). In: Flávia C. Chagas (org.). Sociologia: elementos básicos. Pelotas: Dissertatio-Incipiens.

MAUSS, Marcel.

    2003 [1934]. As técnicas do corpo. (Trad.: Paulo Neves) In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, pp.399-422.

MUCCHIELLI, Laurent.

    2001. O Nascimento da Sociologia na Universidade Francesa (1880-1914). Revista Brasileira de História 21(41):35-54.

OLIVEIRA, Marcelo de.

    2018. Por uma sociologia menor: uma leitura (im)possível. In: André Magnelli; Jayme Gomes Neto; Raquel Weiss (orgs.). Durkheim, apesar do século: novas interpretações entre sociologia e filosofia. São Paulo: Annablume, pp.329-91.

OLIVEIRA, Márcio de.

    2009. Émile Durkheim e a sociologia brasileira. In: Alexandre B. Massella; Fernando A. Pinheiro Filho; Maria H.O. Augusto; Raquel Weiss (Orgs). Durkheim 150 anos. Belo Horizonte: Argvmentvm, pp.231-58
    2010. O Estado em Durkheim: elementos para um debate sobre sua sociologia política. Revista de Sociologia e Política 18(37):125-35.
    2012. O conceito de representações coletivas: uma trajetória da Divisão do trabalho às Formas elementares. Debates do NER 22:67-94.

OLIVEIRA, Márcio de; WEISS, Raquel (orgs.)

    2011. David Émile Durkheim: a atualidade de um clássico. Curitiba: Editora da UFPR.

ORTIZ, Renato.

PEDERSEN, Jean Elisabeth.

    2006. Política sexual em Comte e Durkheim: feminismo, história e a tradição sociológica francesa. (Trad.:Denise Lopes de Souza) Revista de Estudos da Religião 1:186-218.

PFEFFERKORN, Roland.

    2014 [2010]. Émile Durkheim e a unidade orgânica da sociedade conjugal. In: Danielle Chabaud-Rychter; Virginie Descoutures; Anne-Marie Devreux; Eleni Varikas (orgs.). O gênero nas Ciências Sociais: releituras críticas de Max Weber a Bruno Latour. (Trad.: Lineimar P. Martins) São Paulo; Brasília, DF: Editora UNESP; Editora UnB.

PINHEIRO FILHO, Fernando.

    2004. A noção de representação em Durkheim. Lua Nova 61:139-55.

QUAGLIATO, Henrique C.V.

    2020. A sociologia de Émile Durkheim e o uso do relativismo. Plural 27(2):283-304.

QUEIROZ, José B.

    2017. As formas elmentares: ponto de redefinição da sociologia durkheimiana? Sociologias 44:72-91.

QUINTANEIRO, Tania.

    2003. Émile Durkheim. In: Tania Quintaneiro; Maria Ligia de Oliveira; Barbosa M.G. Monteiro de Oliveira. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, pp.60-96.

RAWLS, Anne W.

    2001. Durkheim’s treatment of practice: concrete practice vs representations as the foundation of reason. Journal of Classical Sociology 1(1):33-68.
    2002. Editor’s introduction. In: Harold Garfinkel. Ethnomethodology’s program: working out Durkheim’s aphorism. Rowman & Littlefield: Lanham, pp.1-64.
    2004. Epistemology and practice: Durkheim’s The elementary forms of religious life. Cambridge: Cambridge University Press.

RENATO DOS REIS, Jorge; WERLE, Caroline C.

    2016. Relação existente entre o trabalho social proposto por Émile Durkheim e o princípio constitucional da solidariedade presente na carta magna de 1988. Revista Constituição e Garantia de Direitos 9(1):90-111.

ROSATI, Massimo; WEISS, Raquel.

    2015. Tradição e autenticidade em um mundo pós-convencional: uma leitura durkheimiana. Sociologias 39:110-62.

SELL, Carlos E.

    2006. Émile Durkheim. In: Sociologia clássica. Itajaí: Univali, pp.122-63.

SENA, Custódia S.

    1983. Durkheim e o estudo das representações. Anuário Antropológico 7(1):134-64

SILVA, Liliane M.A.; COUTO, Luis F.

    2009. A questão do suicídio: algumas possibilidades de discussão em Durkheim e na Psicanálise. Arquivos Brasileiros de Psicologia 61(3):57-67.

STEINER, Philippe.

    2009. Altruísmo, egoísmo e solidariedade na escola durkheimiana. (Trad.: Alexandre B. Massella) In: Alexandre B. Massella; Fernando A. Pinheiro Filho; Maria H.O. Augusto; Raquel Weiss (eds.). Durkheim: 150 Anos. Belo Horizonte: Argumentum, pp.91-117.
    2016 [1994]. A sociologia de Durkheim. (Trads.: José B. Queiroz; Juarez Lopes de Carvalho Filho) Rio de Janeiro: Vozes.

TEIXEIRA, Ricardo R.

    2002. Três fórmulas para entender “O suicídio” de Durkheim. Interface 6(11):143-52.

TIRYAKIAN, Edward A.

    1980. Émile Durkheim. In: Tom Bottomore; Robert Nisbet (orgs.). História da análise sociológica. (Trad.: Waltensir Dutra) Rio de Janeiro: Zahar, pp.252-316.
    2017. Les formes élémentaires de la vie religieuse: passado, presente e futuro. Sociologias 44:38-71.

UQAC.

    sd. Émile Durkheim. Les Classiques des Sciences Sociales. Université du Québec à Chicoutimi.

VARGAS, Eduardo V.

    2000. A emergência das Ciências Sociais na França. In: Antes Tarde do que Nunca: Gabriel Tarde e a emergência das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Contra Capa, pp.37-161.

VARGAS, Eduardo V.; LATOUR, Bruno; KARSENTI, Bruno; AÏT-TOUATI, Frédérique; SALMON, Louise.

WEISS, Raquel A.

    2012a. Durkheim e As formas elementares da vida religiosa. Debates do NER 22:95-119.
    2012b. From ideas to ideals: effervescence as the key to understanding morality. Durkheimian Studies 18:81-97.
    2013a. Efervescência, dinamogenia e a ontogênese social do sagrado. Mana 19(1):157-79.
    2013b. A relação entre o sagrado e a moralidade laica na teoria durkheimiana. Revista Pós Ciências Sociais 10(19):47-68.
    2015. Sociologia e moral. Sociologias 17(39):16-24.

OUTROS MATERIAIS
ABBOTT, Edwin A.

    2002 [1884]. Planolândia: um romance de muitas dimensões. (Trad. Leila de S. Mendes) São Paulo: Conrad.

APA (American Psychiatric Association).

    2014. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. (Trad.: Maria I.C. Nascimento; Paulo H. Machado; Regina M. Garcez; Régis Pizzato; Sandra M. Mallmann da Costa) Porto Alegre, ArtMed.

ARANTES, Pedro.

BOUDON, Raymond; BESNARD, Philippe; CHERKAOUI, Mohamed; LÉCUYER, Bernard-Pierre (dirs.).

    1990. Dicionário de Sociologia. (Trad.: António J.P. Ribeiro) Lisboa: Publicações Dom Quixote.

CLASTRES, Pierre.

    2003 [1974]. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. (Trad.: Theo Santiago) São Paulo: Cosac & Naify.

COMVEST

KAFKA, Franz.

    1994 [1917]. Um relatório para uma academia. In: Um médico rural: pequenas narrativas. (Trad.: Modesto Carone) São Paulo: Brasiliense, pp.57-67.
    2003 [1915]. O processo. (Trad.: Modesto Carone) São Paulo: Companhia das Letras.
    2009. Máscara | Pedro, o Vermelho – com Juliana Galdino. Youtube – Bravo!

PT

    1982. Entrevista de Lula com Guattari. (Trad.: Sonia Goldfeder) São Paulo: Brasiliense.

RACIONAIS MC’s.

    1997. Sobrevivendo no inferno. São Paulo: Cosa Nostra.

WIKIPEDIA.