SO101-A – Teoria Sociológica I

INÍCIO


[Study after Velazquez’s portrait of Pope Innocent X (Francis Bacon 1953)]

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
CURSO: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).
ANO LETIVO: 2022.
PERÍODO: 2º.
DISCIPLINA: SO101-A – Teoria Sociológica I
DOCENTE: Pedro P. Ferreira.
AULAS: Sexta-feira das 9h às 13h.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h.
CRÉDITOS: 4.

PROGRAMA E PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Esta disciplina tem o objetivo de oferecer ao corpo discente do PPGS um ambiente de debate coletivo e qualificado sobre temas ligados àquilo que podemos chamar de “teoria sociológica”. Serão propostos debates ligados à teoria sociológica, conduzidos pelo docente responsável, a partir de leituras e outros materiais. Estudantes serão estimulados a proporem para o debate leituras ligadas às suas próprias pesquisas. Um cronograma detalhado de debates será definido junto com a turma nas primeiras aulas do semestre.

AVALIAÇÃO

O conceito final de cada estudante será atribuído com base em dois itens de avaliação:
1 – apresentação de trabalho em grupo em sala de aula: grupos serão formados em torno de textos, que deverão ser apresentados coletivamente, e de forma crítica, em sala de aula.
2 – apresentação de trabalho individual por escrito: cada estudante deverá entregar um trabalho individual relacionando alguma leitura debatida na disciplina com sua própria pesquisa de mestrado/doutorado. O trabalho deverá ser entregue, via classroom (https://classroom.google.com/u/1/c/NTM3ODc4MzMyNzM5/a/NTM5OTEyOTQyNjcx/details), em formato PDF, até o dia 20/12/2022.

CRONOGRAMA

19/08 – Apresentação da disciplina
26/08 – Debate sobre: ABBOTT, Edwin A. 2002. Planolândia: um romance de muitas dimensões. (Trad. Leila de S. Mendes) São Paulo: Conrad. [1884]
02/09 – Debate sobre: ABBOTT, Edwin A. 2002. Planolândia: um romance de muitas dimensões. (Trad. Leila de S. Mendes) São Paulo: Conrad. [1884]
23/09 – Apresentação de Tauan Sousa e Maria Cortez, do texto: HUI, Yuk. 2020. 100 anos de crise. In: Tecnodiversidade. (Trad.: Humberto do Amaral) São Paulo: UBU Edutora, pp.189-212.
30/09 – Apresentação de Elisângela Lima e Renata Falavina, dos textos: MOURA, Clóvis. 1988. Os estudos sobre o negro como reflexo da estrutura da sociedade brasileira; Sincretismo, assimilação, acomodação, aculturação e luta de classes. In: Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, pp.17-33; 34-60.
07/10 – Apresentação de Thaciana Medeiros, Gabriel Escada e Ana Clara Naletto, dos textos: DELEUZE, Gilles. 1992. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações 1972-1990. (trad. Peter P. Pelbart) Rio de Janeiro: Ed.34, pp.219-26. [1990]; LAZZARATO, Maurizio. 2006. Os conceito de vida e do vivo nas sociedades de controle. In: As revolucões do capitalismo. (Trad.: Leonora Corsini) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, pp.59-93.
21/10 – Apresentação de Victória Vilas Boas e Vitória Baggio, do texto: MARX, Karl, FRIEDRICH, Engels. 2001. A ideologia em geral e em particular a ideologia alemã. In: A Ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, pp.7-54.
04/11 – Apresentação de Renato Canavese, Isolda Santiago e Jefferson Arantes, dos textos: FERNANDES, Florestan. 1979. O problema da universidade; A gratuidade do ensino superior. In: Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Omega, pp29-36; 129-56; GUHIN, Jeffrey. 2021. Why study schools? In: Seth Abrutyn; Omar Lizardo (eds.) Handbook of Classical Sociological Theory. Cham: Springer, pp.381-98.
11/11 – Apresentação de Pamela Oliveira, Beatriz de Tullio, Gabriel Figueiredo e Pedro Pereira, dos textos: HARAWAY, Donna. 1995. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. (Trad.: Mariza Corrêa) Cadernos Pagu 5:7-41; BENJAMIN, Walter. 2019. Sobre o conceito da História. In: O anjo da história. (Trad.: João Barrento) Belo Horizonte: Autêntica Editora, pp.7-20.
25/11 – Apresentações de Edna Rocha, Claudia Carvalho e Deyse Fabricia, dos textos: DILLON, Michele. 2014. The social reproduction of inequality: Pierre Bourdieu’s theory of class and culture. In: Introduction to sociological theory. Oxford: Wiley Blackwell, pp.427-50; CIOBANU, Estella A. 2006. Early Modern Brave New World? Analele Universităţii Ovidius din Constanţa. Seria Filologie 17:7-23; PORTO-GONÇALVES, Carlos W. 2019. De Geografia e de diversidade: contribuição para um diálogo de saberes. Revista Interdisciplinar Sulear 2:49-55.
02/12 – Apresentação de Thaís Rabelo, Luan Piovani e Diogo Dias, dos textos: ORTIZ, Renato. 2014. Revisitando o tempo dos militares. In: Daniel A. Reis; Marcelo Ridenti; Rodrigo P.A. Motta (orgs). A ditadura que mudou o Brasil – 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, pp.55-61; FERNANDES, Florestan. 1979. As mudanças sociais no Brasil. In: Mudanças sociais no Brasil: aspectos do desenvolvimento da sociedade brasileira. São Paulo; Rio de Janeiro: DIFEL, pp.19-57.

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

ABBOTT, Edwin A. 2002. Planolândia: um romance de muitas dimensões. (Trad. Leila de S. Mendes) São Paulo: Conrad. [1884]

BECKER, Howard S. 1967. Whose side are we on? Social Problems 14(3):239-47.

DELEUZE, Gilles. 1992. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações 1972-1990. (trad. Peter P. Pelbart) Rio de Janeiro: Ed.34, pp.219-26. [1990]
__________. 2006. Instintos e instituições. In: A ilha deserta e outros textos. (trad. Hélio R. Cardoso Júnior) São Paulo: Iluminuras, pp.29-32. [1955]

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 1997. 1227 – Tratado de nomadologia: a máquina de guerra; 7000 A.C. – Aparelho de captura. (Trads.: Peter P. Pelbart; Janice Caiafa) In: Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed.34, pp.11-177. [1980]

FOUCAULT, Michel; DELEUZE, Gilles. 1992. Os intelectuais e o poder. (Trad. Roberto Machado) In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, pp.69-78. [1972]

HARAWAY, Donna. 1988. Situated knowledges: the science question in feminism and the privilege of partial perspective. Feminist Studies 14(3):575-99.

LATOUR, Bruno. 1994. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. (trad. Carlos Irineu da Costa) Rio de Janeiro: Ed.34. [1991]

RAWLS, Anne W. 2004. Epistemology and practice: Durkheim’s The elementary forms of religious life. Cambridge: Cambridge University Press.

TARDE, Gabriel. 2007. Monadologia e Sociologia. In: Monadologia e Sociologia e outros ensaios. (trad. Paulo Neves) São Paulo: Cosac & Naify, pp.51-131. [1895]

TURNER, Jonathan H. 1998a. Must sociological theory and sociological practice be so far apart? A polemical answer. Sociological Perspectives 41(2):243-58.
__________. 1998b. Response to commentary. Sociological Perspectives 41(2):273-8.
__________. 2006. Sociological theory today. In: Jonathan H. Turner (ed.). Handbook of sociological theory. New York: Kluver Academic/Plenum Publishers, pp.1-17. [2001]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BABBIE, Earl; PERLSTADT, Harry; CICOUREL, Aaron V. 1998. Comments on Turner: Must sociological theory and sociological practice be so far apart? Sociological Perspectives 41(2):259-71.

BOGARD, William. 1998. Sense and segmentarity: some markers of a deleuzian-guattarian sociology. Sociological Theory 16(1):52-74.

FULSANG, Martin; SORENSEN, Bent M. (eds.). 2006. Deleuze and the social. Edinburgh: Edinburgh University Press.

GANE, Nicholas. 2004. The future of social theory. London: Continuum.

HOSTAKER, Roar. 2014. A different society altogether: what sociology can learn from Deleuze, Guattari, and Latour. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing.

SORENSEN, Bent M. 2003. Gilles Deleuze and the intensification of Social Theory. Ephemera 3(1):50-8.

TOEWS, David. 2001. The social occupations of modernity: philosophy and social theory in Durkheim, Tarde, Bergson and Deleuze. A thesis submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree of Doctor of Philosophy. University of Warwick, Department of Philosophy.
__________. 2018. Social life and political life in the era of digital media: higher diversities. London: Routledge.

TONKONOFF, Sergio. 2017. From Tarde to Deleuze & Foucault: the infinitesimal revolution. Cham: Palgrave Macmillan.

MANUAIS

ABRUTYN, Seth; LIZARDO, Omar (eds.). 2021. Handbook of classical sociological theory. Cham: Springer.

ALATAS, Syed F.; SINHA, Vineeta. 2017. Sociological theory beyond the canon. London: Palgrave Mamillan.

BLOK, Anders; FARIAS, Ignacio; ROBERTS, Celia (eds.). The Routledge Companion to Actor-Network Theory. London: Routledge.

BURNETT, Judith; JEFFERS, Syd; THOMAS, Ghahan (eds.). New social connections: sociology’s subjects and objects. New York: Palgrave.

COLSON, Daniel. 2019. A little philosophical lexicon of anarchism from Proudhon to Deleuze. (Trans.: Jesse Cohn) Colchester: Minor Compositions.

DILLON, Michele. 2014. Introduction to sociological theory: theorists, concepts & their applicability to the twenty-first century. Malden: Wiley Blackwell.

DÉPELTEAU, François (ed.). 2018. The Palgrave handbook of relational sociology. Cham: Palgrave Macmillan.

ELLIOTT, Anthony; LEMERT, Charles. 2014. Introduction to contemporary social theory. New York: Routledge.

GANE, Mike. 2003. French social theory. London: Sage.

GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (orgs.). 1999. Teoria social hoje. (Trad.: Gilson C. Cardoso de Sousa) São Paulo: Editora da Unesp.

HEILBRON, Johan. 1995. The rise of social theory. (Transl.: Sheila Gogol) Minneapolis: University of Minnesota Press.

JOHNSON, Doyle P. 2008. Contemporary sociological theory: an integrated multi-level approach. New York: Springer.

LEMERT, Charles (ed.). 2017. Social theory: the multicultural, global, and classic readings. New York: Routledge.

RITZER, George; SMART, Barry (eds.). 2001. Handbook of social theory. London: Sage.

RITZER, George; STEPNISKY, Jeffrey. 2018. Sociological theory. Los Angeles: Sage.

TURNER, Bryan S. (ed.). 2009. The new Blackwell companion to social theory. Chichester: Wiley-Blackwell.

TURNER, Jonathan H.; BEEGHLEY, Leonard; POWERS, Charles H. (eds.). 2011. The emergence of sociological theory. Los Angeles: Sage.