HZ559-A – Sociologia da Ciência (2S2023)

INÍCIO


INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
DEPARTAMENTO: Sociologia.
CURSO: Curso de Graduação em Ciências Sociais (16; eletiva).
ANO LETIVO: 2023.
PERÍODO: 2º.
DISCIPLINA: HZ559-A – Sociologia da Ciência
DOCENTE: Pedro P. Ferreira.
MONITORIA: Aline Ângela Victoria Ribeiro (PED C).
AULAS: terça-feira das 12h às 18h, sala IH09.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h.
CRÉDITOS: 4.

PROGRAMA
A Sociologia da Ciência (SdC) é o estudo sociológico da prática científica, i.e., da “ciência” como prática humana e social (portanto cultural e histórica). A partir da segunda metade do século XX, a SdC passou a integrar o campo mais amplo conhecido como “Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia” (internacionalmente chamado de “Social Studies of Science”, ou simplesmente “Science Studies”), que inclui também outras Ciências Sociais (e.g.: Antropologia, Ciência Política etc), além de outras humanidades (e.g.: História, Filosofia, Comunicação e Artes). Esta disciplina propõe introduzir a classe ao campo da SdC, por meio da leitura e debate de abordagens consideradas “clássicas” (Comte, Marx, Weber, Durkheim, Lévi-Strauss, Mary Douglas e Merton) e “contemporâneas” (com destaque para a Teoria Ator-Rede), mas também por meio da realização de atividades práticas e da proposição de um caso concreto para debate (a agência social dos elementos químicos).

PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Esta disciplina propõe ser uma introdução prática ao campo da Sociologia da Ciência (SdC), com ênfase na abordagem conhecida como Teoria Ator-Rede (TAR). As primeiras aulas serão dedicadas à leitura e debate de textos de abordagens consideradas “clássicas”, como as de Karl Marx, Max Weber, Auguste Comte, Émile Durkheim, Claude Lévi-Strauss, Mary Douglas e Robert K. Merton. Essas primeiras aulas servirão de introdução à segunda parte da disciplina, na qual será realizada a leitura e o debate do livro Ciência em ação, de Bruno Latour, além de outras leituras complementares – com destaque para Isabelle Stengers, Bernadette Bensaude-Vincent, Donna Haraway e Karen Barad. Enquanto estivermos debatendo a leitura desse livro do Latour, realizaremos atividades práticas, e debateremos o caso concreto da agência social dos elementos químicos.

AVALIAÇÃO
A avaliação do desempenho de cada estudante na disciplina será o resultado dos seguintes três itens:

    1 – Presença em sala de aula – Seguindo o regulamento da DAC, são permitidas no máximo 4 faltas durante o semestre (25% da carga horária). A presença em sala de aula deverá ser registrada (nome e RA) em lista disponibilizada durante cada aula. A não assinatura da lista em qualquer aula resultará no registro de falta. Cabe a cada estudante certificar-se de que assinou a lista de presença em todas as aulas presenciadas (ou seja: não serão abonadas faltas devidas ao “esquecimento” de assinar a lista de presença). Só serão abonadas faltas justificadas diretamente ao professor responsável e com apresentação de documentação comprobatória ou atestado.

    2 – Apresentação em sala de aula – Cada estudante deverá realizar pelo menos 1 apresentação em sala de aula, pela qual receberá uma nota de 0 a 4. Essa apresentação poderá ser individual ou em grupo (até 4 pessoas), e deverá ser combinada com o docente, podendo ser: a apresentação de alguma leitura; ou a apresentação de alguma pesquisa.

    3 – Trabalho final escrito individual – Cada estudante deverá entregar um trabalho final individual escrito, pelo qual receberá uma nota de 0 a 6. Esse trabalho terá formato livre, tanto em termos de tamanho (páginas) quanto em termos de formato, mas precisará ser combinado diretamente com o docente ao longo do semestre. No geral, será recomendado que o trabalho tenha o estilo de um artigo científico, e o tamanho de 10 a 15 páginas. O trabalho deverá ser anexado em Atividade criada especialmente para isso no classroom da disciplina, até o dia 10/12/2023.

A média final será o resultado da soma simples das notas obtidas na apresentação em sala de aula e no trabalho final escrito individual. Serão aprovades na disciplina estudantes que não excederem o limite máximo de faltas (i.e., 4 faltas), e que obtiverem média final igual ou maior do que 5.

CRONOGRAMA

    AULA 01 (08/08) – Apresentação.
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    AULA 02 (15/08) – Clássicos I: Karl Marx (2011) e Max Weber (1992).
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    AULA 03 (22/08) – Clássicos II: Auguste Comte (1978) e Émile Durkheim (1996).
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    AULA 04 (29/08) – Clássicos III: Robert K. Merton (2013), Claude Lévi-Strauss (2008) e Mary Douglas (2007).
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    AULA 05 (05/09) – Contemporâneas I: Donna Haraway (1995).
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    AULA 06 (12/09) – Contemporâneas II: Isabelle Stengers (2018).
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    AULA 07 (19/09) – Não teve aula (SemanaCS 2023).
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    AULA 08 (26/09) – Contemporâneas III: Karen Barad (2012) e Latour (2000).
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    AULA 09 (03/10) – Não teve aula (greve dos estudantes).
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    AULA 10 (10/10) – Não teve aula (greve dos estudantes).
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    AULA 11 (17/10) – Não teve aula (greve dos estudantes).
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    AULA 12 (24/10) – Não teve aula (greve dos estudantes).
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    AULA 13 (31/10) – Latour (2000).
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    (07/11) – Não teve aula (imprevisto médico).
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    AULA 14 (14/11) – Latour (2000)
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    (21/11) – Não haverá aula (IX ReACT).
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    AULA 15 (28/11) – Latour (2000)
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    04 a 19/12: Prazo para entrada de média e frequência do 2S2023 no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GERAL

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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SOBRE AGÊNCIA SOCIAL DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

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MATERIAL COMPLEMENTAR