Docência

INÍCIO

_____________________________________________2025
1o semestre de 2025.
HZ059-B – Sociologia da Tecnologia
Esta disciplina oferece uma introdução teórica e empírica ao campo da sociologia da tecnologia, exercitando algumas abordagens clássicas e contemporâneas, com foco na Teoria Ator-Rede. Serão lidos e debatidos textos clássicos e contemporâneos, relevantes no campo da sociologia da tecnologia, e estudantes deverão realizar uma análise sociológica de alguma realidade sociotécnica.
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura e Bacharelado).

_____________________________________________2024
2o semestre de 2024.
HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: temas de engenharia e sociedade
As 5 aulas de outubro serão dedicadas ao debate de temas ligados à interface entre engenharia e sociedade.
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34), e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10), da Unicamp.

1o semestre de 2024.
SO201-A – Sociologia da Ciência
A disciplina será voltada para a leitura e discussão de pesquisas contemporâneas no campo da Sociologia da Ciência. Será enfatizado o campo dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, em especial a Teoria Ator-Rede. Serão tematizados, entre outros: a agência não-humana; a ideia de natureza; e outras concepções de conhecimento para além da ciência moderna.
Disciplina eletiva para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.

1o semestre de 2024.
HZ153-A/B – Tópicos Especiais em Sociologia X: Dabucuri
Esta disciplina busca atender a uma demanda formulada no âmbito do Grupo Dabucuri de Estudantes Indigenas do IFCH. O objetivo da disciplina é oferecer apoio acadêmico a estudantes indígenas, especialmente do IFCH.
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) do IFCH-Unicamp.

_____________________________________________2023
2o semestre de 2023.
HZ559-A – Sociologia da Ciência
Esta disciplina propõe introduzir a classe ao campo da Sociologia da Ciência, por meio da leitura e debate de abordagens consideradas “clássicas” (Comte, Marx, Weber, Durkheim e Lévi-Strauss) e “contemporâneas” (com destaque para a Teoria Ator-Rede), mas também por meio da realização de atividades práticas e da proposição de um caso concreto para debate (a agência social dos elementos químicos).
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) do IFCH-Unicamp.

2o semestre de 2023.
HZ211-A/B – Extensão em Humanidades I
A disciplina propõe discutir as especificidades das práticas de extensão universitária com ênfase na Extensão nas Ciências Humanas, oferecendo as ferramentas necessárias para que os discentes elaborem e participem de projetos de extensão. Projetos de extensão em andamento serão apresentados para a classe ao longo do semestre. Estudantes serão incentivados a integrar algum projeto de extensão em andamento, e/ou propor algum projeto novo.
Disciplina obrigatória do Núcleo Comum ao Curso de Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) do IFCH-Unicamp.

1o semestre de 2023.
HZ158-A/B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é propiciar aes ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unicamp um primeiro contato com as obras e os conceitos de Émile Durkheim, e também com a teoria-prática sociológica contemporânea.
Disciplina obrigatória do Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) do IFCH-Unicamp.

_____________________________________________2022
2o semestre de 2022.
SO101-A – Teoria Sociológica I
Esta disciplina tem o objetivo de oferecer ao corpo discente do PPGS um ambiente de debate coletivo e qualificado sobre temas ligados àquilo que podemos chamar de “teoria sociológica”.
Disciplina obrigatória para o Curso de Mestrado, e eletiva para o Curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).

1o semestre de 2022.
HZ095-B – Sociologia da Tecnologia
Esta disciplina pretende ser uma introdução teórica e empírica ao campo da sociologia da tecnologia, exercitando algumas abordagens clássicas (Marx, Weber e Durkheim) e contemporâneas, com foco na Teoria Ator-Rede (TAR).
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura e Bacharelado).

_____________________________________________2021
2o semestre de 2021.
HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: ciência, tecnologia e sociedade
Debates sobre inteligência artificial, aprendizado de máquina, interface cérebro-máquina, microeletrônica, engenharia e sociedade.
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34) – e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10) – da Unicamp.

2o semestre de 2021.
AM109-B – Introdução às Ciências Sociais
O que são as Ciências Sociais? O que os cientistas sociais estudam? Como? Qual o sentido do trabalho acadêmico nessa área? A disciplina pretende apresentar uma visão geral sobre a produção atual realizada nas Ciências Sociais da Unicamp, facilitando um espaço formal de diálogo entre estudantes das próprias ciências humanas – ou de quaisquer das outras áreas do conhecimento – e antropólogos, cientistas políticos, demógrafos e sociólogos.
Disciplina eletiva para todos os Cursos de Graduação da Unicamp.

2o semestre de 2021.
SO185-A – Sociologia da Tecnologia I: vida eletrônica
A expressão “vida eletrônica” vem sendo empregada, tanto na mídia como na teoria social, para designar a vida social tecnicamente mediada por máquinas e sistemas eletrônicos. Nesta disciplina, exploraremos as vantagens, para o estudo socio-antropológico da tecnologia, de situar o nascimento da vida eletrônica com as primeiras válvulas no início do século XX, e sua consolidação com a microeletrônica a partir dos anos 1950.
Disciplina eletiva oferecida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH/Unicamp.

1o semestre de 2021.
HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: servidão eletrônica?
Dividirei as 3 últimas aulas da disciplina com Sávio M. Cavalcante, debatendo trabalho e direito a partir do caso dos motoristas de aplicativo.
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34) – e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10) – da Unicamp.

1o semestre de 2021.
HZ158-A – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é propiciar aes ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unicamp um primeiro contato não apenas com as obras e os conceitos deste fundador da Sociologia, Émile Durkheim, mas também com a teoria-prática sociológica contemporânea.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.

_____________________________________________2020
2o semestre de 2020.
HZ103-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I
Esta disciplina buscará complementar as experiências singulares de estágio des estudantes, com reflexões sobre nosso novo contexto de ensino empresarial e ultraneoliberal, em especial sobre os usos educacionais da Internet. Serão disponibilizados conteúdos (textos, vídeos e podcasts) para o estudo remoto. As aulas semanais consistirão em encontros livres para a interlocução sobre as atividades em curso, e para o esclarecimento de dúvidas.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura).
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1o semestre de 2020.
HZ559-B – Sociologia da Ciência
Elementos químicos têm uma vida social: sua agência é concebida e enquadrada socialmente. Esta disciplina propõe debater a possibilidade de uma sociologia da ciência voltada para a agência social dos elementos químicos. Isto será feito à luz de conceitos elaborados nas áreas da antropologia, filosofia e sociologia da ciência.
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura e Bacharelado).

_____________________________________________2019
2o semestre de 2019.
HZ059-A – Sociologia da Tecnologia
Objetos técnicos têm uma vida social: sua agência é concebida e enquadrada socialmente. Esta disciplina propõe debater a vida social promovida pelos objetos técnicos eletrônicos, a partir do modo de existência de seus componentes: bateria, motor, resistor; capacitor; indutor, transistor, relé etc. Isto será feito à luz de conceitos elaborados nas áreas da antropologia, filosofia e sociologia da tecnologia.
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura e Bacharelado).
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2o semestre de 2019.
SO152-A – Teoria Social, Sociologia Ambiental e Interdisciplinaridade: reanimando a ciência e a tecnologia
Partindo de uma retomada da problemática do animismo pelas humanidades, essa disciplina visa debater esforços contemporâneos, nas áreas da antropologia, da sociologia, da filosofia e do ativismo, para uma “reanimação” da Ciência e da Tecnologia.
Disciplina oferecida em conjunto com a profa. Daniela T. Manica (Labjor), optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2019.
HZ158-B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é explorar alguns conceitos e ideias fundamentais de Émile Durkheim a partir da sua obra, de seu contexto, e de seus desdobramentos, incluindo debates sociológicos e sociais contemporâneos. A disciplina aproveitará a sociologia de Durkheim como uma espécie de iniciação do estudante na teoria-prática sociológica contemporânea, sendo voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com a obra de Durkheim, ou com as ciências sociais.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2018
2o semestre de 2018.
HZ556-B – Sociologia do Conhecimento
Esta disciplina proporá leituras e debates acerca do conhecimento como prática humana e social. Partiremos de leituras etnometodológicas e interacionistas de Émile Durkheim, em busca de um enquadramento compartilhado para debates envolvendo diferentes aspectos do conhecimento como prática coletiva. A agenda de leituras e debates será definida em conjunto com a turma nas primeiras aulas, a partir de uma proposta inicial voltada para as implicações políticas de diferentes modos de conhecimento.
Disciplina eletiva para o Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp (Licenciatura e Bacharelado).
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1o semestre de 2018.
SO154-A – Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia II: rede e poder
Esta disciplina propõe debater algumas das principais ideias e conceitos ligados a diferentes vertentes da análise matemática de redes (teoria dos grafos), assim como suas aplicações em casos concretos, em especial no que se refere a relações de poder nas redes digitais. Como contrapondo a tais concepções e aplicações, a disciplina propõe debater concepções de poder reticular gestadas na tradição filosófica francesa “menor”, que recebeu sua melhor formulação sociológica na Teoria Ator-Rede. Após tais debates iniciais, a disciplina se encaminhará para a discussão coletiva de uma eclética seleção de estudos teóricos e empíricos envolvendo o poder reticular, com o objetivo de mobilizar, em casos diversos, os conceitos e ideias anteriormente debatidos. O objetivo geral desta disciplina será promover alguma familiarização com diferentes concepções de poder em rede/reticular, tanto nas suas formulações teóricas quanto em aplicações práticas, em especial no contexto contemporâneo das redes sociais digitais.
Disciplina optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2017
2o semestre de 2017.
HZ359-A – Educação e Sociedade
A disciplina consistirá em debates e atividades envolvendo temas ligados aos aspectos sociais e sociológicos da educação formal e não formal, assim como de aspectos políticos, cognitivos e técnicos do aprendizado. Esses debates e atividades serão realizados à luz de leituras selecionadas, e com a presença de pesquisadores convidados que trabalhem com os temas abordados. O objetivo da disciplina será estimular a reflexão, por parte do estudante, sobre três pontos principais: (1) a educação em geral, em que ela consiste e como lidar com o tema como professor e como sociólogo; (2) a educação nas instituições escolares, suas especificidades e problemas; (3) a participação das tecnologias da informação e da comunicação na prática educacional.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2017.
HZ158-B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é aproveitar alguns conceitos durkheimianos fundamentais, e suas relações, numa reflexão sobre a teoria e a prática sociológicas contemporâneas. Este aproveitamento será realizado à luz dos escritos de Durkheim sobre educação, escola e pedagogia, e de interpretações interacionistas de seus conceitos. Será apresentada uma leitura de Durkheim mais interessada no “fato da associação” e na sociogênese do que no “fato social” e nas instituições. A disciplina aproveitará a Sociologia de Durkheim como uma espécie de iniciação do estudante na teoria-prática sociológica, sendo, assim, voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com a obra de Durkheim, ou com as ciências sociais.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2015
2o semestre de 2015.
SO153-C – Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia I: a sociologia transindividual de Gilbert Simondon.
Esta disciplina propõe fundamentalmente: (1) estudar alguns conceitos desenvolvidos pelo filósofo Gilbert Simondon para lidar com os processos de individuação coletiva; e (2) debater alguns usos contemporâneos desses conceitos a partir de apresentações realizadas no encontro Informação, tecnicidade, individuação: a urgência do pensamento de Gilbert Simondon, realizado no IFCH/Unicamp entre 2 e 4 de abril de 2012. Com relação ao primeiro ponto, nos limitaremos a debater a introdução e a quarta parte da obra L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information, de 1958, na qual Simondon desenvolveu os fundamentos do transindividual e a individuação coletiva. Com relação ao segundo ponto, serão debatidos os textos que comporão o livro homônimo do encontro realizado no IFCH em 2012, contando também, quando possível, com a presença dos autores.
Disciplina optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2015.
HZ158-B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos durkheimianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento de Émile Durkheim. A disciplina será voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com Durkheim.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2014
2o semestre de 2014.
HZ353-B – Tópicos Especiais em Sociologia XVIII: exercícios em sociologia da ação-rede.
O problema da relação indivíduo/sociedade (também nas suas versões agência/estrutura ou liberdade/determinação) é certamente um dos primeiros e mais fundamentais das Ciências Sociais em geral. Podemos, grosso modo, localizar qualquer cientista social em algum lugar entre as propostas microssociológicas (e.g.: o interacionismo simbólico) e macrossociológicas (e.g.: o estrutural-funcionalismo), dependendo da prevalência atribuída, seja às interações e negociações locais entre os agentes, seja às determinações sistêmicas e estruturais da ação individual. Alguns sociólogos se destacaram ao longo do século XX por proporem alternativas a este dilema, com destaque para a “sociologia figuracional” de Norbert Elias, a “teoria da estruturação” de Anthony Giddens e a “praxeologia” de Pierre Bourdieu. Esta disciplina propõe debater, mas também exercitar na prática, uma proposta que, apesar de sua menor penetração nas ciências sociais em geral (exceto de maneira estereotipada e negativa), se distingue das demais tanto por seus pressupostos quanto por seus efeitos. Trata-se da Teoria Ator-Rede (TAR), na forma como foi originalmente formulada ao longo dos anos 1980, principalmente por Michel Callon, John Law e Bruno Latour. Tal proposta se distingue de imediato das outras mencionadas tanto pela atenção dedicada aos não-humanos quanto pela simetria estabelecida entre as diferentes ciências (tradicionalmente separadas entre “humanas”, “naturais”, “exatas”, ou outros termos ainda). O exercício proposto nesta disciplina envolverá o debate, em sala de aula, de um conjunto de leituras, paralelamente ao desenvolvimento de estudos de caso que coloquem à prova as proposições trabalhadas a partir da literatura. O objetivo da disciplina será a familiarização inicial do aluno, de uma perspectiva tanto teórica quanto prática, com o conceito de ação-rede que fundamenta a TAR.
Disciplina eletiva do Curso de Ciências Sociais da Unicamp.
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1o semestre de 2014.
FCH-0015 – Igualdade, identidade e bem comum: elementos da organização social
A proposta geral deste curso é contribuir para o enriquecimento das relações da Unicamp – e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) em especial – com a realidade escolar de Campinas – e das turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC) em especial. Voltado para professores de EJA da FUMEC, o curso busca oferecer um contexto de discussão e reflexão em torno de temas e questões relativos à sociedade em geral e à educação em particular. As aulas serão ministradas por docentes e pós-graduandos dos cursos de Ciências Sociais, História e Filosofia do IFCH, sendo cada curso responsável quatro aulas, como detalhado a seguir.
Curso de Extensão oferecido pelos Cursos de Graduação em Ciências Sociais, História e Filosofia do IFCH para professores de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas (FUMEC).
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1o semestre de 2014.
HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: Engenharia e sociedade
Contexto importantíssimo para a interlocução entre cursos de Humanas e Engenharias da Unicamp. Neste semestre, pela primeira vez, o curso será organizado na forma de seminários ministrados por professores convidados.
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34) – e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10) – da Unicamp.
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1o semestre de 2014.
SO153-B – Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia I: das especificidades da mediação técnica no estudo dos processos de associação
Esta disciplina propõe apresentar as linhas gerais de uma teoria-prática sociológica baseada em certas especificidades da mediação técnica, a saber: o registro metódico e automático das ações tecnicamente mediadas. Serão apresentadas duas dimensões distintas, mas interligadas, da mediação técnica: como objeto de investigação e como método investigativo. O objetivo da disciplina será a familiarização com (1) uma certa perspectiva socio-antropológica reticular-associativa e com (2) uma atitude de pesquisa baseada nas especificidades metódicas e objetivantes da mediação técnica.
Disciplina optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2013
2o semestre de 2013.
Processos tecnicamente mediados de associação como objeto e método para as Ciências Sociais
Este minicurso propõe apresentar as linhas gerais de uma teoria-prática sociológica baseada em certas especificidades da mediação técnica, a saber: o registro metódico e automático das ações tecnicamente mediadas. O objetivo do minicurso é apresentar ao aluno de graduação duas dimensões distintas, mas interligadas, da mediação técnica na Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour: como objeto de investigação e como método investigativo. Isso será feito em duas sessões com duração de 3 horas cada.
Minicurso oferecido durante a Semana de Ciências Sociais do IFCH/Unicamp de 2013.
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2o semestre de 2013.
HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da licenciatura na conjuntura brasileira atual. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2013.
HZ158-A – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos durkheimianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento de Durkheim. A disciplina será voltada para alunos com pouco ou nenhum contato anterior com Durkheim.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2012
2o semestre de 2012.
HZ258-B – Sociologia de Marx
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos marxianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento marxiano. A disciplina será voltada para alunos com pouco ou nenhum contato anterior com Marx.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2012.
SO101/SO161-A – Teoria Sociológica I/II
Se toda teoria sociológica for, também e inevitavelmente, prática sociológica, o que é pensar-fazer sociologia hoje? De um lado, temos as imagens da sociologia propostas pelo senso comum e pelos meios de comunicação em geral, ora como um instrumento politizador e emancipador do indivíduo-cidadão, ora como pseudo-ciência ou charlatanismo ideológico. De outro lado, temos a imagem da sociologia proposta por cientistas contemporâneos de várias áreas do conhecimento, como caso privilegiado de um novo ideal científico, capaz de combinar análises qualitativas e quantitativas numa compreensão operacional de redes e sistemas complexos e fora de equilíbrio (ou metaestáveis). Esta disciplina propõe a criação de um ambiente de experimentação teórico-prática em torno de nosso próprio fazer-pensar sociológico atual. Com este objetivo, promoverá, num primeiro momento, leituras e discussões sobre a situação da sociologia frente à ciência e à sociedade contemporâneas (UNIDADE I). Num segundo momento, promoverá a reflexão em torno de temas e conceitos normalmente tidos como centrais para a sociologia, a partir da leitura e discussão de textos específicos (UNIDADE II). A última unidade da disciplina será dedicada a leituras e discussões em torno de possíveis avanços e inovações na teoria-prática sociológica contemporânea (UNIDADE III).
Disciplina obrigatória para o Mestrado e optativa para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do IFCH-Unicamp.
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2o semestre de 2011.
HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da tecnologia tanto como conteúdo disciplinar quanto como ferramenta pedagógica. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
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1o semestre de 2011
HZ854-B – Tópicos Especiais em Sociologia VIII
Se “Sociologia” pode ser definida como “ciência do social” (socius + logos), então cabe perguntar o que há nela de “ciência” e de “social”. Esta disciplina propõe (1) discutir a possibilidade de definir Sociologia como o estudo dos “processos de associação” e (2) considerar as implicações dessa possibilidade. Para isso, partiremos da leitura de alguns textos programáticos de Bruno Latour e colaboradores que delineiam uma concepção de ciência social explicitamente dedicada ao estudo dos processos de associação, esclarecendo também suas relações com a primatologia, o interacionismo simbólico, a etnometodologia, a teoria do ator-rede (ANT), a Política, a Filosofia, as Ciências Naturais e a Sociologia de Gabriel Tarde. O objetivo da disciplina é colocar em discussão a prática sociológica a partir da discussão de seu objeto.
Disciplina eletiva para o curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2010
2o semestre de 2010
Antropologia da Saúde (turmas A e B)
Disciplina optativa para os cursos de Graduação em Ciências Sociais, Fisioterapia e Psicologia da UFSCar.
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1o semestre de 2010
Sociologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Fisioterapia da UNIFAL.
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1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Odontologia da UNIFAL.
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1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Geografia da UNIFAL.
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1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAL.
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1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Nutrição da UNIFAL.
_____________________________________________2009
2o semestre de 2009
Sociologia II
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais da UNIFAL.
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2o semestre de 2009
Sociologia
Disciplina regular do curso de Graduação em História da UNIFAL.
_____________________________________________2008
1o semestre de 2008
HZ851A – Sociologia da Cultura
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-UNICAMP.
_____________________________________________2004
2o semestre de 2004
HZ159A – Tópicos Especiais em Sociologia XIV
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-UNICAMP.
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1o semestre de 2004
HZ291F – Tópicos Especiais de Humanidades I
Disciplina regular dos cursos de Graduação em Ciências Exatas da UNICAMP.